FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

Clínica Odontológica

Uma primeira parte da Nova Clínica Odontológica começou a funcionar em 2005, sendo que, em julho de 2006, passou a operar integralmente, desativando-se a antiga unidade instalada no subsolo do Hospital Universitário. Anualmente, nela são realizados mais de 120 mil atendimentos clínicos, desenvolvendo-se atividades de 13 disciplinas da grade curricular do curso de Graduação, das clínicas de especialidades, dos programas de Pós-Graduação, dos estágios e práticas profissionalizantes. Nela estão envolvidos 450 alunos da Graduação, 300 da Pós-Graduação, 80 professores e 40 funcionários. Localizada em um anexo da Faculdade, com área de aproximadamente 4300 m2, está assim dividida:

Quatro módulos para atendimentos clínicos cirúrgicos com um total de 198 consultórios odontológicos completos, 24 aparelhos para tomadas de radiografias intra-bucais e três para extra-bucais, sendo um deles um Panorâmico Digital. Quatro laboratórios de apoio às Clínicas, quatro áreas para higienização bucal, quatro centros de distribuição de material de consumo odontológico para o atendimento clínico cirúrgico e uma sala de enfermagem.

Clínica de Urgência com cinco consultórios odontológicos completos e toda infraestrutura de serviços técnicos e operacionais. O setor de urgência realiza, em média, 1.500 atendimentos mensais. Nesse setor, realiza-se o pronto atendimento a pacientes em crise de dor, normalmente causada por abscessos dentários, pulpites, doenças periodontais agudas e fraturas dentais.

Seção de apoio ao paciente: serviço social, fonoaudiologia e psicologia. O serviço de recepção ao paciente conta com sistema de senhas, procurando diminuir o tempo e aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao paciente.

Setor de Esterilização: completo, com equipamentos de ultrassom, sala de lavagem e soluções enzimáticas para primeiros procedimentos de limpeza do material infectado, seguida de secagem do instrumental. Empacotamento do instrumental a ser esterilizado e entrega na sala especial contendo três autoclaves hospitalares para total esterilização. Sala de apoio para preparo de campos operatórios, que também serão submetidos a autoclavagem.

Os atendimentos clínicos envolvem todos os procedimentos referentes às necessidades de saúde bucal da comunidade: tratamento de canal, tratamento de gengiva (periodontal), restaurações e próteses, extrações dentais, além de atendimentos mais especializados, como por exemplo, diagnóstico e prevenção de câncer de boca, tratamentos de disfunções da articulação têmporo-mandibular a crianças e adolescentes.

Todos os serviços são gratuitos, excetuando-se o custo de próteses (que são feitas por laboratório de prótese dental externo à Faculdade e selecionado por licitação pública), custo de implantes dentais adquiridos de empresas especializadas e o custo das respectivas próteses, bem como o custo do material especializado para os aparelhos ortodônticos.

Acesse:

Links de interesse

 

 


Compartilhe
 
Desenvolvido por USP Mídias Online
© 2011-2011 - FO – Faculdade de Odontologia