Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Rafael Yagüe Ballester A análise por elementos finitos foi inicialmente desenvolvida para solução de problemas estritamente mecânicos, mas foi rapidamente aplicada para área da saúde, sendo hoje uma importante ferramenta para estudos biomecânicos aplicados à Odontologia. O Laboratório de Elementos Finitos do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral apresenta uma proposta de transdisciplinaridade, na qual o limite entre o conhecimento das ciências exatas e das ciências biológicas deixa de existir. Assim, são valorizados tanto o conhecimento de mecânica e programação como a experiência clínica e outros conhecimentos odontológicos para a construção dos modelos computacionais e para a correta interpretação dos seus resultados. Um objetivo principal do grupo é produzir conhecimentos de ponta na área de biomecânica aplicada à Odontologia, divulgados, principalmente, na forma de artigos em periódicos com seletiva política editorial. Outro objetivo não menos importante é oferecer uma formação diferenciada aos alunos de iniciação e de pós-graduação. Para tal, a construção e interpretação dos modelos são conduzidas de forma a estimular a curiosidade e a reflexão crítica do aluno.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Rafael Yagüe Ballester

A análise por elementos finitos foi inicialmente desenvolvida para solução de problemas estritamente mecânicos, mas foi rapidamente aplicada para área da saúde, sendo hoje uma importante ferramenta para estudos biomecânicos aplicados à Odontologia.

O Laboratório de Elementos Finitos do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral apresenta uma proposta de transdisciplinaridade, na qual o limite entre o conhecimento das ciências exatas e das ciências biológicas deixa de existir. Assim, são valorizados tanto o conhecimento de mecânica e programação como a experiência clínica e outros conhecimentos odontológicos para a construção dos modelos computacionais e para a correta interpretação dos seus resultados.

Um objetivo principal do grupo é produzir conhecimentos de ponta na área de biomecânica aplicada à Odontologia, divulgados, principalmente, na forma de artigos em periódicos com seletiva política editorial. Outro objetivo não menos importante é oferecer uma formação diferenciada aos alunos de iniciação e de pós-graduação. Para tal, a construção e interpretação dos modelos são conduzidas de forma a estimular a curiosidade e a reflexão crítica do aluno.

Skip to content