Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Francisco César O Laboratório de Preparo de Corpos-de-Prova destina-se à confecção de espécimes para todos os tipos de ensaios mecânicos realizados no Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. Além disso, também é equipado com algumas máquinas para ensaios mecânicos (EMIC) e medição de dureza com cargas de 2 a 180 Kg. O Laboratório possibilita a confecção de vários tipos de espécimes, como aqueles utilizados em ensaios de resistência de união e que são usualmente obtidos a partir de cortes seriados na cortadeira com discos diamantados ou na máquina de corte com fio de aço. Os espécimes de materiais cerâmicos são normalmente produzidos por meio de corte com discos diamantados e posterior sinterização em um dos fornos destinados aos diferentes tipos de materiais cerâmicos. Espécimes cerâmicos na forma de próteses parciais fixas podem ser produzidos pelo sistema CAD-CAM instalado no Laboratório, o qual também possui um escâner a laser que obtém a imagem digital de preparos dentais. Atualmente, é possível utilizar a prensa e o forno de pré-sinterização para produzir blocos cerâmicos para serem usinados no sistema CAD-CAM. Todos os espécimes que necessitam de superfície especular podem ser polidos na politriz semi-automática. O Laboratório também possui uma área destinada ao envelhecimento de espécimes por meio de ciclagem mecânica (simuladores de mastigação), ciclagem térmica, ou estufas para armazenamento de espécimes em água a 37°C. Conta, ainda, com equipamentos para a medição das propriedades ópticas dos materiais dentários, como o espectrofotômetro e o medidor de fluorescência dos materiais. Para pesquisas com materiais metálicos, existe a centrífuga para fundição de titânio por indução eletromagnética e um forno para fundição eletrônico programável.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Francisco César

O Laboratório de Preparo de Corpos-de-Prova destina-se à confecção de espécimes para todos os tipos de ensaios mecânicos realizados no Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. Além disso, também é equipado com algumas máquinas para ensaios mecânicos (EMIC) e medição de dureza com cargas de 2 a 180 Kg.

O Laboratório possibilita a confecção de vários tipos de espécimes, como aqueles utilizados em ensaios de resistência de união e que são usualmente obtidos a partir de cortes seriados na cortadeira com discos diamantados ou na máquina de corte com fio de aço. Os espécimes de materiais cerâmicos são normalmente produzidos por meio de corte com discos diamantados e posterior sinterização em um dos fornos destinados aos diferentes tipos de materiais cerâmicos. Espécimes cerâmicos na forma de próteses parciais fixas podem ser produzidos pelo sistema CAD-CAM instalado no Laboratório, o qual também possui um escâner a laser que obtém a imagem digital de preparos dentais. Atualmente, é possível utilizar a prensa e o forno de pré-sinterização para produzir blocos cerâmicos para serem usinados no sistema CAD-CAM. Todos os espécimes que necessitam de superfície especular podem ser polidos na politriz semi-automática.

O Laboratório também possui uma área destinada ao envelhecimento de espécimes por meio de ciclagem mecânica (simuladores de mastigação), ciclagem térmica, ou estufas para armazenamento de espécimes em água a 37°C. Conta, ainda, com equipamentos para a medição das propriedades ópticas dos materiais dentários, como o espectrofotômetro e o medidor de fluorescência dos materiais. Para pesquisas com materiais metálicos, existe a centrífuga para fundição de titânio por indução eletromagnética e um forno para fundição eletrônico programável.

Skip to content