FAPESP/Processo 2009/53982-0 APRESENTAÇÃO Tomógrafo da marca Planmeca, modelo ProMax 3D Projeto Multi-usuário FAPESP número 2009/53982-0 Título: “Aquisição de aparelho de tomografia computadorizada de superalta resolução para avaliação e mensuração de estruturas ósseas e dentais em imagens tridimensionais em pesquisas clínicas na odontologia” Descrição do equipamento: O tomógrafo de superalta resolução adquirido com recursos da Fapesp compõe o Parque de Equipamentos da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), e está instalado no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, situado na Av prof Lineu prestes, 2227, Campus Butantã da Cidade Universitária. O tomógrafo ProMax 3D Plus, da Planmeca (Helsinque, Finlândia) é um tomógrafo de última geração. Apresenta um sistema integrado de imagem extraoral digital para captação de imagens panorâmicas, cefalometricas e tridimensionais CBCT (Cone Beam Computadorized Tomography ou semelhante) da região maxilo-facial, adaptável aos diferentes biótipos de pessoas inclusive para cadeirantes. O tomógrafo poderá ser utilizado por pesquisadores da USP ou de outras Instituições de ensino e pesquisa do Brasil. GERENCIAMENTO A Comissão de Gerenciamento deste equipamento multiusuário é composta pelos professores envolvidos na proposta inicialmente submetida à FAPESP e incluem:
Profa. Dra Marina Gallottini
Prof. Dr Claudio Mendes Pannuti
Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes
Profa. Dra. Solange Mongelli de Fantini
É responsabilidade desta Comissão aprovar as solicitações do uso da máquina, estipular suas normas de utilização, zelar pelo equipamento, pela sua segurança, pela sua manutenção e fiscalizar se seu uso está sendo adequado. COMITÊ DE USUÁRIOS O Comitê de usuários é independente do comitê gestor e é constituído pelos seguintes membros: Prof. Dr. Marcelo Cavalcanti (Docente da FOUSP) Fernanda C. S. Salineiro (Aluna do curso de doutorado do programa de Ciências Odontológicas) Maria de Fátima Pinheiro (Funcionária do CAPE) Esta Comissão delibera sobre eventuais casos não contemplados nas normas para utilização do equipamento, bem como estabelece, quando aplicável, critérios para priorização das solicitações de uso do equipamento. ACESSO AO EQUIPAMENTO O pesquisador que pretende usar o equipamento deverá seguir os seguintes passos: 1.  Enviar email direcionado para Profa. Marina Gallottini no endereço cape@usp.br expressando o interesse em utilizar o equipamento e enviar o projeto de pesquisa do estudo e o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, se aplicável. Quando o estudo envolver animais, anexar o parecer do CEP pertinente. 2. Após a aprovação do cadastro e do projeto, o solicitante receberá um email de confirmação e autorização para agendamento. Em seguida ele poderá agendar um ou mais horários para o uso do equipamento. 3. O agendamento pode ser feito pelo telefone (3091-7838), email (cape@usp.br) ou pessoalmente na secretaria do CAPE. 4. Os horários disponíveis para agendamento são:

Segundas-feiras: 8h00, 9h00, 10h00, 11h00 Sextas-feiras: 8h00, 9h00, 10h00, 11h00, 14h00, 15h00 e 16h00

5. No dia agendado, o solicitante, ou uma pessoa indicada por ele, deverá:

a. Apresentar-se na secretaria do CAPE com 10 minutos de antecedência; b. Se identificar para localização do seu cadastro e agendamento; c.  O solicitante deverá permanecer no CAPE acompanhando o(s) sujeito(s) da sua pesquisa, desde o início até o final dos experimentos que envolverão o uso do equipamento; d. O solicitante assinará uma lista de presença toda a vez que usar o equipamento; e. O solicitante deverá levar um ou mais DVDs para armazenar as imagens obtidas; f. As imagens obtidas serão entregues ao solicitante em mídia devidamente identificada, no mesmo dia da realização do exame; g. Para utilizar apenas o software do equipamento, para o tratamento das imagens tomográficas, o usuário deverá fazer o agendamento da mesma forma anteriormente descrita.

6. Os solicitantes (e /ou sujeitos da pesquisa) que não puderem comparecer no dia agendado devem desmarcar a reserva do uso do laboratório o quanto antes. A ausência sem justificativa será analisada individualmente pela Comissão de Gerenciamento do Equipamento.

FAPESP/Processo 2009/53982-0

APRESENTAÇÃO

Tomógrafo da marca Planmeca, modelo ProMax 3D
Projeto Multi-usuário FAPESP número 2009/53982-0

Título: “Aquisição de aparelho de tomografia computadorizada de superalta resolução para avaliação e mensuração de estruturas ósseas e dentais em imagens tridimensionais em pesquisas clínicas na odontologia”

Descrição do equipamento: O tomógrafo de superalta resolução adquirido com recursos da Fapesp compõe o Parque de Equipamentos da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), e está instalado no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, situado na Av prof Lineu prestes, 2227, Campus Butantã da Cidade Universitária.

O tomógrafo ProMax 3D Plus, da Planmeca (Helsinque, Finlândia) é um tomógrafo de última geração. Apresenta um sistema integrado de imagem extraoral digital para captação de imagens panorâmicas, cefalometricas e tridimensionais CBCT (Cone Beam Computadorized Tomography ou semelhante) da região maxilo-facial, adaptável aos diferentes biótipos de pessoas inclusive para cadeirantes.

O tomógrafo poderá ser utilizado por pesquisadores da USP ou de outras Instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

GERENCIAMENTO

A Comissão de Gerenciamento deste equipamento multiusuário é composta pelos professores envolvidos na proposta inicialmente submetida à FAPESP e incluem:

Profa. Dra Marina Gallottini
Prof. Dr Claudio Mendes Pannuti
Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes
Profa. Dra. Solange Mongelli de Fantini

É responsabilidade desta Comissão aprovar as solicitações do uso da máquina, estipular suas normas de utilização, zelar pelo equipamento, pela sua segurança, pela sua manutenção e fiscalizar se seu uso está sendo adequado.

COMITÊ DE USUÁRIOS

O Comitê de usuários é independente do comitê gestor e é constituído pelos seguintes membros:

Prof. Dr. Marcelo Cavalcanti (Docente da FOUSP)
Fernanda C. S. Salineiro (Aluna do curso de doutorado do programa de Ciências Odontológicas)
Maria de Fátima Pinheiro (Funcionária do CAPE)

Esta Comissão delibera sobre eventuais casos não contemplados nas normas para utilização do equipamento, bem como estabelece, quando aplicável, critérios para priorização das solicitações de uso do equipamento.

ACESSO AO EQUIPAMENTO

O pesquisador que pretende usar o equipamento deverá seguir os seguintes passos:

1.  Enviar email direcionado para Profa. Marina Gallottini no endereço cape@usp.br expressando o interesse em utilizar o equipamento e enviar o projeto de pesquisa do estudo e o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, se aplicável. Quando o estudo envolver animais, anexar o parecer do CEP pertinente.

2. Após a aprovação do cadastro e do projeto, o solicitante receberá um email de confirmação e autorização para agendamento. Em seguida ele poderá agendar um ou mais horários para o uso do equipamento.

3. O agendamento pode ser feito pelo telefone (3091-7838), email (cape@usp.br) ou pessoalmente na secretaria do CAPE.

4. Os horários disponíveis para agendamento são:

Segundas-feiras: 8h00, 9h00, 10h00, 11h00
Sextas-feiras: 8h00, 9h00, 10h00, 11h00, 14h00, 15h00 e 16h00

5. No dia agendado, o solicitante, ou uma pessoa indicada por ele, deverá:

a. Apresentar-se na secretaria do CAPE com 10 minutos de antecedência;
b. Se identificar para localização do seu cadastro e agendamento;
c.  O solicitante deverá permanecer no CAPE acompanhando o(s) sujeito(s) da sua pesquisa, desde o início até o final dos experimentos que envolverão o uso do equipamento;
d. O solicitante assinará uma lista de presença toda a vez que usar o equipamento;
e. O solicitante deverá levar um ou mais DVDs para armazenar as imagens obtidas;
f. As imagens obtidas serão entregues ao solicitante em mídia devidamente identificada, no mesmo dia da realização do exame;
g. Para utilizar apenas o software do equipamento, para o tratamento das imagens tomográficas, o usuário deverá fazer o agendamento da mesma forma anteriormente descrita.

6. Os solicitantes (e /ou sujeitos da pesquisa) que não puderem comparecer no dia agendado devem desmarcar a reserva do uso do laboratório o quanto antes. A ausência sem justificativa será analisada individualmente pela Comissão de Gerenciamento do Equipamento.