FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

Graduação

O Cirurgião-Dentista deve ser um profissional socialmente engajado na prevenção e tratamento das afecções que envolvem o sistema estomatognático procurando restabelecer a estética, a fonética e a função mastigatória. É um profissional de perfil generalista competente nas diferentes áreas de atuação odontológica e na promoção de saúde.

O Cirurgião-Dentista atua na prevenção, reabilitação das doenças bucais e suas seqüelas, assim como atuando no diagnóstico de doenças sistêmicas com manifestações bucais. Deve possuir sólidos conhecimentos científicos e habilidades técnicas, bem como formação humanística, postura ética, responsabilidade social e consciência de permanente aprendizado através de formação continuada. Pode também seguir carreira universitária e desenvolver pesquisas caso tenha tal vocação.

Deve integrar equipes multidisciplinares e atuar em políticas públicas de saúde, estabelecendo a análise, planejamento, execução e avaliação, em níveis administrativos e operacionais, dos problemas odontológicos da comunidade.

A profissão pode ser exercida em clínicas particulares, serviços públicos ou privados, sendo este trabalho realizado em escolas, instituições previdenciárias, sindicatos, empresas, hospitais, pronto-socorros e policlínicas. Pode exercer a profissão como clínico geral ou como especialista nas diferentes áreas odontológicas. No último caso, o título de especialista é obtido após a conclusão da graduação, através de cursos oferecidos para cada especialidade.

 

 

 

 

 

 


Compartilhe
 
Desenvolvido por USP Mídias Online