ciddo   Apresentação O Centro Integrado de Diagnóstico de Doenças em Odontopediatria (CIDDO) constitui uma nova atividade da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), congregando as Disciplinas de Odontopediatria, Estomatologia Clínica, Patologia Oral e Maxilofacial, e a Disciplina de Radiologia.   Crianças e bebês estão sujeitos a uma variedade de doenças bucais que são próprias dessa faixa etária ou que, muitas vezes, se comportam de forma distinta de suas manifestações nos adultos. Além da cárie dentária e lesões traumáticas, há ocorrência de distúrbios de desenvolvimento, doenças infecciosas, sistêmicas, císticas e tumorais com necessidade de diagnóstico e tratamento especializados. Tais características levaram à criação do CIDDO.
Objetivo O Centro Integrado de Diagnóstico de Doenças em Odontopediatria (CIDDO) foi constituído com o objetivo de realizar atendimento clinico multidisciplinar ao estrato infantil da população, especificamente no sentido do diagnóstico, tratamento e seguimento de crianças portadoras de lesões nos tecidos moles e duros da boca, tanto associadas a  causas locais quanto sistêmicas.
Características A integração entre as Disciplinas de Odontopediatria, Estomatologia Clínica, Patologia Oral e Maxilofacial, e Radiologia, da Faculdade de Odontologia da USP,  busca garantir o manejo adequado à faixa etária entre 0 e 12 anos de idade, considerando os vários aspectos técnicos, científicos e psicossociais envolvidos: a imaturidade psicológica da população alvo, o envolvimento de pais e cuidadores, a multiplicidade de lesões que podem envolver os tecidos da boca e a variedade de procedimentos que tais eventos exigem. Todo o processo de exame dos pacientes menores, desde o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento será supervisionado pelos professores das especialidades envolvidas, de forma integrada e cooperativa. O atendimento na Faculdade de Odontologia da USP é gratuito, incluindo os exames complementares que a Escola dispõe de recursos para realizar, como biópsias, citologias, testes ambulatoriais e exames radiográficos diversos. Diante da necessidade de exames complementares que exijam a participação de serviços externos à USP; que envolvem custos aos pacientes; os responsáveis serão orientados quanto às opções disponíveis em função de cada situação individual; bem como nos casos em que se apresente necessidade de participação médica ou hospitalar. As atividades do CIDDO, embora focadas primariamente no campo da extensão, na prestação de serviços à comunidade, também atenderão aos aspectos do ensino e da pesquisa. Os pais, ou responsáveis, tem o direito de autorizar ou não o uso de informações, resultados de exames e imagens clínicas dos pacientes, para produção de material científico de divulgação e/ou pesquisa, bem como a utilização desses com finalidade didática, sem qualquer prejuízo ao atendimento em nossa Instituição.
Novos Pacientes As consultas poderão ser agendadas pelo telefone 11 3091-7835 na disciplina de Odontopediatria. Serão atendidos com hora marcada na Clínica Odontológica da FOUSP, às segundas feiras, das 9hs às 12hs. Avenida Professor Lineu Prestes, 2227

Membros:

Prof. Dr. Marcelo Bönecker - Titular da Disciplina de Odontopediatria

Profa. Dra.  Marina Helena Cury Gallottini - Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Profa. Dra.  Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa - Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes - Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr. Décio dos Santos Pinto Júnior - Associado da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr.  Norberto Nobuo Sugaya - Associado da Disciplina de Estomatologia Clínica

Aluna de Pós Doutorado

Karla Mayra Rezende

ciddo

 

Apresentação

O Centro Integrado de Diagnóstico de Doenças em Odontopediatria (CIDDO) constitui uma nova atividade da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), congregando as Disciplinas de Odontopediatria, Estomatologia Clínica, Patologia Oral e Maxilofacial, e a Disciplina de Radiologia.   Crianças e bebês estão sujeitos a uma variedade de doenças bucais que são próprias dessa faixa etária ou que, muitas vezes, se comportam de forma distinta de suas manifestações nos adultos. Além da cárie dentária e lesões traumáticas, há ocorrência de distúrbios de desenvolvimento, doenças infecciosas, sistêmicas, císticas e tumorais com necessidade de diagnóstico e tratamento especializados. Tais características levaram à criação do CIDDO.


Objetivo

O Centro Integrado de Diagnóstico de Doenças em Odontopediatria (CIDDO) foi constituído com o objetivo de realizar atendimento clinico multidisciplinar ao estrato infantil da população, especificamente no sentido do diagnóstico, tratamento e seguimento de crianças portadoras de lesões nos tecidos moles e duros da boca, tanto associadas a  causas locais quanto sistêmicas.


Características

A integração entre as Disciplinas de Odontopediatria, Estomatologia Clínica, Patologia Oral e Maxilofacial, e Radiologia, da Faculdade de Odontologia da USP,  busca garantir o manejo adequado à faixa etária entre 0 e 12 anos de idade, considerando os vários aspectos técnicos, científicos e psicossociais envolvidos: a imaturidade psicológica da população alvo, o envolvimento de pais e cuidadores, a multiplicidade de lesões que podem envolver os tecidos da boca e a variedade de procedimentos que tais eventos exigem.

Todo o processo de exame dos pacientes menores, desde o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento será supervisionado pelos professores das especialidades envolvidas, de forma integrada e cooperativa.

O atendimento na Faculdade de Odontologia da USP é gratuito, incluindo os exames complementares que a Escola dispõe de recursos para realizar, como biópsias, citologias, testes ambulatoriais e exames radiográficos diversos. Diante da necessidade de exames complementares que exijam a participação de serviços externos à USP; que envolvem custos aos pacientes; os responsáveis serão orientados quanto às opções disponíveis em função de cada situação individual; bem como nos casos em que se apresente necessidade de participação médica ou hospitalar.

As atividades do CIDDO, embora focadas primariamente no campo da extensão, na prestação de serviços à comunidade, também atenderão aos aspectos do ensino e da pesquisa. Os pais, ou responsáveis, tem o direito de autorizar ou não o uso de informações, resultados de exames e imagens clínicas dos pacientes, para produção de material científico de divulgação e/ou pesquisa, bem como a utilização desses com finalidade didática, sem qualquer prejuízo ao atendimento em nossa Instituição.


Novos Pacientes

As consultas poderão ser agendadas pelo telefone 11 3091-7835 na disciplina de Odontopediatria.

Serão atendidos com hora marcada na Clínica Odontológica da FOUSP, às segundas feiras, das 9hs às 12hs.

Avenida Professor Lineu Prestes, 2227


Membros:

Prof. Dr. Marcelo Bönecker – Titular da Disciplina de Odontopediatria

Profa. Dra.  Marina Helena Cury Gallottini – Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Profa. Dra.  Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa – Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes – Titular da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr. Décio dos Santos Pinto Júnior – Associado da Disciplina de Patologia Oral e Maxilofacial

Prof. Dr.  Norberto Nobuo Sugaya – Associado da Disciplina de Estomatologia Clínica

Aluna de Pós Doutorado

Karla Mayra Rezende