Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Intercâmbio de Pesquisa entre a Universidade de Aachen e Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo teve início no ano de 2003, a partir de uma parceria científica de 15 anos entre o Prof. Norbert Gutknecht (Alemanha) e o Prof. Carlos de Paula Eduardo (Brasil). O primeiro grupo foi composto por cinco alunos, entre eles dois alunos de graduação, um doutorando e dois alunos de mestrado acadêmico, selecionados por entrevista e análise de currículo, pessoalmente, pelo Prof. Norbert Gutknecht, em visita ao Brasil. A vinda do Prof. Christian Apel ao Brasil (Out/2003), permitiu o delineamento e início dos projetos. Já na Alemanha, durante os três meses de intercâmbio (Dez 2003/Fev 2004), os alunos deram continuidade aos projetos de pesquisa, conheceram os equipamentos, clínicas e vivenciaram a rotina de um sistema de ensino alemão. Aachen     Aachen           Além disso, os resultados dos trabalhos foram apresentados no 13th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Hamburgo, e enviados para publicação em revistas de alto impacto na área de Laser na Odontologia. Assim como o primeiro, o segundo grupo (Dez 2004/Fev 2005) teve o mesmo aproveitamento científico, com a produção de mais cinco trabalhos, todos apresentados no 14th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Munique, e enviados para a publicação. Os resultados científicos positivos, somados ao amadurecimento pessoal e profissional dos alunos, fazem com que um terceiro grupo esteja sendo organizado para 2006, para a participação no 16th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry, a ser realizado no ano de 2007. Aachen Depoimento: O Estágio na Universidade de Aachen, na Alemanha, foi especial para nós cinco, alunas de graduação e recém-formadas.  Foram dois meses proporcionado graças à amizade entre o Prof. Carlos de Paula Eduardo e o Prof. Norbert Gutknecht, e neste tempo tivemos contato com os mais conceituados pesquisadores, na área do Laser do mundo inteiro. O Prof. Norbert Gutknect e o Prof. Christian Apel, assim como o Sr. Leon Vanweersch nos receberam com as portas abertas e nos permitiram o desenvolvimento de trabalhos científicos, a participação no Congresso Alemão de Laser em Odontologia (DGL), a apresentação, em outro idioma, dos nossos trabalhos, assim como a possibilidade de discuti-los e desenvolvermos com isto, uma maturidade científica. Este intercâmbio, particularmente me possibilitou perceber a importância de termos um Centro como o LELO, que é reconhecido mundialmente. Além disso, eu acredito que esta experiência foi importante para hoje eu estar no programa de pós-graduação da FOUSP.  Com tudo isso, espero que este intercâmbio seja oficializado pela nossa Universidade para que novos aluno possam usufruir desta oportunidade.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Intercâmbio de Pesquisa entre a Universidade de Aachen e Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo teve início no ano de 2003, a partir de uma parceria científica de 15 anos entre o Prof. Norbert Gutknecht (Alemanha) e o Prof. Carlos de Paula Eduardo (Brasil). O primeiro grupo foi composto por cinco alunos, entre eles dois alunos de graduação, um doutorando e dois alunos de mestrado acadêmico, selecionados por entrevista e análise de currículo, pessoalmente, pelo Prof. Norbert Gutknecht, em visita ao Brasil.

A vinda do Prof. Christian Apel ao Brasil (Out/2003), permitiu o delineamento e início dos projetos. Já na Alemanha, durante os três meses de intercâmbio (Dez 2003/Fev 2004), os alunos deram continuidade aos projetos de pesquisa, conheceram os equipamentos, clínicas e vivenciaram a rotina de um sistema de ensino alemão.

Aachen     Aachen

 

 

 

 

 

Além disso, os resultados dos trabalhos foram apresentados no 13th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Hamburgo, e enviados para publicação em revistas de alto impacto na área de Laser na Odontologia. Assim como o primeiro, o segundo grupo (Dez 2004/Fev 2005) teve o mesmo aproveitamento científico, com a produção de mais cinco trabalhos, todos apresentados no 14th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry em Munique, e enviados para a publicação.

Os resultados científicos positivos, somados ao amadurecimento pessoal e profissional dos alunos, fazem com que um terceiro grupo esteja sendo organizado para 2006, para a participação no 16th DGL-International Congress of the German Society of Laser Dentistry, a ser realizado no ano de 2007.

Aachen

Depoimento:

O Estágio na Universidade de Aachen, na Alemanha, foi especial para nós cinco, alunas de graduação e recém-formadas.  Foram dois meses proporcionado graças à amizade entre o Prof. Carlos de Paula Eduardo e o Prof. Norbert Gutknecht, e neste tempo tivemos contato com os mais conceituados pesquisadores, na área do Laser do mundo inteiro.

O Prof. Norbert Gutknect e o Prof. Christian Apel, assim como o Sr. Leon Vanweersch nos receberam com as portas abertas e nos permitiram o desenvolvimento de trabalhos científicos, a participação no Congresso Alemão de Laser em Odontologia (DGL), a apresentação, em outro idioma, dos nossos trabalhos, assim como a possibilidade de discuti-los e desenvolvermos com isto, uma maturidade científica.

Este intercâmbio, particularmente me possibilitou perceber a importância de termos um Centro como o LELO, que é reconhecido mundialmente. Além disso, eu acredito que esta experiência foi importante para hoje eu estar no programa de pós-graduação da FOUSP.  Com tudo isso, espero que este intercâmbio seja oficializado pela nossa Universidade para que novos aluno possam usufruir desta oportunidade.

Skip to content