Ministrada aos alunos de graduação, a Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo é uma disciplina clínica, já que nossas aulas práticas e nossas experiências são realizadas onde a vida acontece, no território adstrito das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ficam no entorno na nossa universidade! Nossa disciplina é dividida em módulos que se complementam e que se ligam através de saberes e práticas construídos no dia a dia das atividades realizadas coletiva e individualmente.  No primeiro módulo discutimos os conceitos de território, de determinação social do processo saúde doença e, por fim, abordamos os conceitos de saúde e seus impactos no jeito como o cuidado em saúde é prestado. No segundo módulo os temas abordados são promoção de saúde e qualidade de vida, seu percurso histórico, os conceitos ao longo do tempo e as ações intersetoriais que promovem saúde no território. No módulo seguinte discutimos atenção básica, que é o nível de atenção no qual o sistema de saúde se relaciona mais intimamente com o território, especialmente no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Vamos observar que as Equipes de Saúde buscam exercer o cuidado centrado na pessoa e para tanto se faz necessário um diagnóstico dos determinantes sociais e um conhecimento preciso do território no qual a equipe de saúde vai trabalhar. No quarto módulo, a CAPS aborda a comunicação em saúde e educação em saúde, entendendo que comunicar é uma habilidade essencial à ser desenvolvido pelo profissional de saúde e que na atenção básica as atividades de educação em saúde são estruturantes nas equipes de saúde, em especial, nas equipes de saúde bucal. Nossas aulas e nossos alunos geram produtos que podem ser compartilhados e representam parte do que se faz na CAPS. Código QR com documentário produzidos pelos alunos durante primeiro módulo da CAPS.     Alunos de graduação produzindo material de educação em saúde em pequenos grupos Alunos de graduação durante oficina para elaboração de mapa conceitual no laboratório multidisciplinar da FOUSP. Alunos em atividade de educação em saúde para alunos de ensino infantil Interação entre nossos alunos e um estudante de EMEI da região Oeste da cidade de São Paulo. Turma de alunos e professores prontos para realizar um teatro em escola municipal de São Paulo. Alunos apresentando a UBS dos sonhos do grupo Gerente da UBS apresentando a Unidade Alunos e servidores da UBS após visita ao setor de Odontologia da Unidade.  

Ministrada aos alunos de graduação, a Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo é uma disciplina clínica, já que nossas aulas práticas e nossas experiências são realizadas onde a vida acontece, no território adstrito das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ficam no entorno na nossa universidade!

Nossa disciplina é dividida em módulos que se complementam e que se ligam através de saberes e práticas construídos no dia a dia das atividades realizadas coletiva e individualmente.  No primeiro módulo discutimos os conceitos de território, de determinação social do processo saúde doença e, por fim, abordamos os conceitos de saúde e seus impactos no jeito como o cuidado em saúde é prestado.

No segundo módulo os temas abordados são promoção de saúde e qualidade de vida, seu percurso histórico, os conceitos ao longo do tempo e as ações intersetoriais que promovem saúde no território. No módulo seguinte discutimos atenção básica, que é o nível de atenção no qual o sistema de saúde se relaciona mais intimamente com o território, especialmente no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Vamos observar que as Equipes de Saúde buscam exercer o cuidado centrado na pessoa e para tanto se faz necessário um diagnóstico dos determinantes sociais e um conhecimento preciso do território no qual a equipe de saúde vai trabalhar.

No quarto módulo, a CAPS aborda a comunicação em saúde e educação em saúde, entendendo que comunicar é uma habilidade essencial à ser desenvolvido pelo profissional de saúde e que na atenção básica as atividades de educação em saúde são estruturantes nas equipes de saúde, em especial, nas equipes de saúde bucal.

Nossas aulas e nossos alunos geram produtos que podem ser compartilhados e representam parte do que se faz na CAPS.

Código QR com documentário produzidos pelos alunos durante primeiro módulo da CAPS.

 

 

Alunos de graduação produzindo material de educação em saúde em pequenos grupos

Alunos de graduação durante oficina para elaboração de mapa conceitual no laboratório multidisciplinar da FOUSP.

Alunos em atividade de educação em saúde para alunos de ensino infantil

Interação entre nossos alunos e um estudante de EMEI da região Oeste da cidade de São Paulo.

Turma de alunos e professores prontos para realizar um teatro em escola municipal de São Paulo.

Alunos apresentando a UBS dos sonhos do grupo

Gerente da UBS apresentando a Unidade

Alunos e servidores da UBS após visita ao setor de Odontologia da Unidade.