Apresentação Em meados do ano 2000, um grupo de Cirurgiões-Dentistas em aperfeiçoamento no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, observou um aumento do número de atendimentos a pacientes em programação de transplantes de órgãos e tecidos bem como pacientes já transplantados. Decidiu-se realizar estudos para melhor compreensão das doenças e das drogas utilizadas para a imunossupressão dos pacientes transplantados. Este grupo inicialmente formado pelos Cirurgiões-Dentistas Fabrício Bitu Sousa, Adriana Etges, Roberto Brasil Lima e Paulo Sérgio da Silva Santos, sob a orientação da coordenadora do CAPE Profa. Dra. Marina Helena Gallottini, começou então a estudar e atender os pacientes desta área. Hoje temos dissertações e teses apresentadas à Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP sobre temas correlacionados aos pacientes transplantados, artigos nacionais e internacionais publicados, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e vários projetos de pesquisa em andamento no CAPE. O Grupo de Estudos em Pacientes Transplantados (GEPT) reúne-se semanalmente, com dedicação especial de alguns Cirurgiões-Dentistas: Paulo Sérgio da Silva Santos, Karin Sá Fernandes, Fábio Luiz Coracin, Ana Cláudia Luiz e está sempre de portas abertas para acadêmicos, profissionais e pós-graduandos interessados em discutir os assuntos referentes à assistência odontológica aos pacientes transplantados. As reuniões são realizadas por videoconferência com outras instituições de ensino e pesquisa, proporcionando maior interação e troca de experiências. (por Paulo Sérgio da Silva Santos) Instituições participantes: Faculdade de Odontologia da USP- CAPE Faculdade de Odontologia de Bauru – USP Faculdade de Odontologia Ribeirão Preto – USP Hospital das Clínicas – FMUSP Instituto Nacional do Cancer – COI/RJ   Links interessantes: http://odontologiaemtransplantes.blogspot.com/ Produção Científica GEPT

Apresentação

Em meados do ano 2000, um grupo de Cirurgiões-Dentistas em aperfeiçoamento no Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, observou um aumento do número de atendimentos a pacientes em programação de transplantes de órgãos e tecidos bem como pacientes já transplantados. Decidiu-se realizar estudos para melhor compreensão das doenças e das drogas utilizadas para a imunossupressão dos pacientes transplantados.

Este grupo inicialmente formado pelos Cirurgiões-Dentistas Fabrício Bitu Sousa, Adriana Etges, Roberto Brasil Lima e Paulo Sérgio da Silva Santos, sob a orientação da coordenadora do CAPE Profa. Dra. Marina Helena Gallottini, começou então a estudar e atender os pacientes desta área.

Hoje temos dissertações e teses apresentadas à Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP sobre temas correlacionados aos pacientes transplantados, artigos nacionais e internacionais publicados, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e vários projetos de pesquisa em andamento no CAPE.

O Grupo de Estudos em Pacientes Transplantados (GEPT) reúne-se semanalmente, com dedicação especial de alguns Cirurgiões-Dentistas: Paulo Sérgio da Silva Santos, Karin Sá Fernandes, Fábio Luiz Coracin, Ana Cláudia Luiz e está sempre de portas abertas para acadêmicos, profissionais e pós-graduandos interessados em discutir os assuntos referentes à assistência odontológica aos pacientes transplantados. As reuniões são realizadas por videoconferência com outras instituições de ensino e pesquisa, proporcionando maior interação e troca de experiências.

(por Paulo Sérgio da Silva Santos)

Instituições participantes:

Faculdade de Odontologia da USP- CAPE

Faculdade de Odontologia de Bauru – USP

Faculdade de Odontologia Ribeirão Preto – USP

Hospital das Clínicas – FMUSP

Instituto Nacional do Cancer – COI/RJ

 

Links interessantes:

http://odontologiaemtransplantes.blogspot.com/

Produção Científica GEPT

Skip to content