Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, teve um crescimento expressivo em relação ao número de pacientes atendidos e em relação as atividades científicas e clínicas desenvolvidas. Com o tempo tornou-se clara a necessidade de incentivar o estudo específico de certas patologias atendidas freqüentemente no CAPE. Assim foram criados os Grupos de Estudo, congregando profissionais com áreas de interesse comum. Por iniciativa da Profa. Dra. Marina Gallotini e da Profa. Dra. Karem Ortega, o Grupo de Estudos em Doenças Infecto-Contagiosas foi fundado no final de 2004. Seu objetivo é aprimorar os conhecimentos técnico-científicos através do desenvolvimento de pesquisas clínicas, na área de doenças infecto contagiosas de interesse para a odontologia. São promovidas palestras, com profissionais destacados na área (médicos e cirurgiões-dentistas), para que assuntos atuais sejam divulgados uniformemente. Mas, é no desenvolvimento de projetos de pesquisa que o Grupo tem seu principal objetivo. A divulgação dessas pesquisas também é incentivada através da participação de seus membros em congressos (apresentando pôsteres, casos clínicos ou fóruns) e de publicações em periódicos nacionais e internacionais. As principais linhas de pesquisa são o HIV/AIDS, as hepatites virais e o HTLV. Algumas parcerias têm sido estabelecidas. A principal delas está fixada entre o CAPE e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Outros centros também já estiveram presentes em nosso relacionamento interinstitucional como o Centro Corsini (Campinas), o NIC (Santos), o Departamento de Patologia Bucal da APCD e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Granada (Espanha). O espaço está aberto. Venha fazer parte deste grupo!

Karem López Ortega Marina Gallotini

[child-pages depth=1]

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, teve um crescimento expressivo em relação ao número de pacientes atendidos e em relação as atividades científicas e clínicas desenvolvidas. Com o tempo tornou-se clara a necessidade de incentivar o estudo específico de certas patologias atendidas freqüentemente no CAPE.

Assim foram criados os Grupos de Estudo, congregando profissionais com áreas de interesse comum. Por iniciativa da Profa. Dra. Marina Gallotini e da Profa. Dra. Karem Ortega, o Grupo de Estudos em Doenças Infecto-Contagiosas foi fundado no final de 2004. Seu objetivo é aprimorar os conhecimentos técnico-científicos através do desenvolvimento de pesquisas clínicas, na área de doenças infecto contagiosas de interesse para a odontologia. São promovidas palestras, com profissionais destacados na área (médicos e cirurgiões-dentistas), para que assuntos atuais sejam divulgados uniformemente. Mas, é no desenvolvimento de projetos de pesquisa que o Grupo tem seu principal objetivo.

A divulgação dessas pesquisas também é incentivada através da participação de seus membros em congressos (apresentando pôsteres, casos clínicos ou fóruns) e de publicações em periódicos nacionais e internacionais. As principais linhas de pesquisa são o HIV/AIDS, as hepatites virais e o HTLV. Algumas parcerias têm sido estabelecidas.

A principal delas está fixada entre o CAPE e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Outros centros também já estiveram presentes em nosso relacionamento interinstitucional como o Centro Corsini (Campinas), o NIC (Santos), o Departamento de Patologia Bucal da APCD e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Granada (Espanha). O espaço está aberto. Venha fazer parte deste grupo!

Karem López Ortega
Marina Gallotini

Skip to content