Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Núcleo de Telessaúde/Teleodontologia – NtsTo integra o Programa Telessaúde Brasil Redes. Hoje o estado de São Paulo tem a coordenação dos municípios distribuída e parte destes estão sob o gerenciamento do Núcleo Técnico Científico Telessaúde Brasil Redes UNIFESP, com quem temos uma cooperação para as atividades de teleassistência e teleducação. A FOUSP integra a oferta de conteúdos de Odontologia para a rede estadual, colaborando com o programa federal, ofertando qualidade de conhecimento aos dentistas da rede pública na Atenção Primária. Junto aos profissionais de saúde da UNIFESP, os alunos de graduação e pós-graduação estão sendo capacitados para a complexidade do programa e a emissão de teleconsultoriasno âmbito do Telessaúde Brasil Redes, somando aos nossos estudantes uma nova perspectiva de inserção no mercado de trabalho, assim como o conhecimento imprescindível do uso das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde como um todo.   Rede Nacional de Teleodontologia A Reunião Nacional de Teleodontologia foi lançada durante a 46ª reunião anual da ABENO em Florianópolis—SC, no dia 12 de agosto de 2011. O intuito foi demonstrar a rede já existente de profissionais e como essa complexa malha de conexões pode trazer benefícios às mais diversas inserções dos profissionais no Mercado de trabalho, atingindo-se as metas desejáveis com a profissão no contexto da necessidade do país. Foi um dia inteiro de atividades: na parte da manhã foram apresentadas as experiências institucionais junto ao Programa Telessaúde Brasil (RJ, PE, UFMG, MG Hospital, AM, RS e SP) e a tarde foram apresentadas experiências diversas e parcerias de programas, como a UnA-SUS (O papel do Tutor na UnA-SUS; Material Educacional Multidisciplinar em Saúde Materno-Infantil da FMUSP/UFMA; Inovações tecnológicas na Disciplina de Odontopediatria da FOUSP; Repositório Institucional da FOUSP/SIBi; e, Tecnologias na Educação na Disciplina de Dentística FOUSP. A reunião lançou a RedeNacional de Teleodontologia, com a incumbência de estabelecer um espaçopara a troca de experiências, compartilhamento de expertises e envolvimento dos Núcleos de Teleodontologia de cada estado em parcerias. Os encaminhamentos da reunião foram a abertura de um SIG (Special Interest Group) na Rede RUTE (RedeUniversitária de Telemedicina) sob o tema Teleodontologia. A Saúde Bucal no país ganha muito com essa iniciativa, que se deslimita da ação presencial para ganhar volume e atenção no espaço virtual, permitindo troca de informações valiosas, segunda opinião aos profissionais da rede pública e privada, formação continuada e permanente no serviço, rompendo as barreiras de tempo e espaço, permitindo alcance facilitado de todos os profissionais e estudantes do país.

Documentos de apoio:

• Produções FOUSP :

Teleodontologia otimiza assistência e educação em saúde bucal à distância Dez, 2012

O Núcleo de Teleodontologia (NTO) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP foi criado em 2007, marcando o início da participação da Odontologia no Programa Telessaúde Brasil Redes, coordenado  pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. O programa nacional integra ensino e serviço, utilizando como ferramentaas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover a Teleassistência e a Teleducação. Tais tecnologias podem apoiar ações educacionais(material didático e cursos) e de assistência(teleconsultorias) à saúde. Os principais objetivos são melhorar a qualidade e agilidade do atendimento na Atenção Básica SUS, promover educação permanente dos profissionais de saúde e reduzir custos e tempo de deslocamento. A criação do núcleo veio acompanhada da criação das disciplinas de Teleodontologia na Graduação e na Pós-graduação, por projeto da Profa Mary Caroline Skelton-Macedo. Uma das metas do núcleo é o apoio ao trabalho dos docentes da FOUSP e da equipe multiprofissional de saúde, através da capacitação de profissionais para a teleconsultoria e da elaboração e catalogação das segundas opiniões formativas. Estas são uma derivação das teleconsultorias. "Entre muitas perguntas feitas pelos profissionais por meio das teleconsultorias, algumas são selecionadas pela sua relevância e pertinência. São questões que podem ser respondidas de forma generic para atender a dúvida de muitos profissionais. São respondidas de forma sistematizada e padronizada", explicam os professores. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se o da AssociaçãoBrasileira de EnsinoOdontológico - ABENO, que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e cujo objetivo é fomentar a criação de Núcleos de Teleodontologia vinculados a faculdades de odontologia em todo o país. A intenção é ampliar e fortalecer a RedeNacional de Teleodontologia. O NTsTo tem parceria com o coordenador estadual dentro do Programa Telessaúde Brasil Redes, desenvolvendo as atividades pertinentes sem parceria com a UNIFESP na atualidade. Special InterestGroups – Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina): SIG de Teleodontologia SIG de Odontologia – Diagnóstico Bucal   Pesquisa - Saúde, Educação e Sociedade Descrição: Estuda a prática em saúdebucal e a sociedade, abrangendo o campo da SaúdeColetivacomoexpressão das PolíticasPúblicas em Saúde, a Bioética, a Odontologia Legal e a Educação em Odontologia.
  • Educação Odontológica e currículo:
Descrição: Novas tecnologias têm sido utilizadas para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Na Odontologia, alterações curriculares e operacionais têm viabilizado a adaptação às novas demandas do mundo contemporâneo. O objetivo do projeto é estudar estratégias que viabilizem maior aproveitamento nas atividades de ensino-aprendizagem.
  • A Telessaúde e a Teleodontologia como ferramenta aplicada à teleducação e à teleassistência: implantação da Rede Nacional de Teleodontologia, produção de conteúdos e cursos utilizando as tecnologias educacionais interativas.
Descrição: Este projeto testa, avalia e promove a capacitação dos docentes, discentes e profissionais na utilização das tecnologias da informação e comunicação para a troca de informações necessárias para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, para pesquisas e avaliação e para a educação continuada dos provedores e profissionais de saúde, com o objetivo maior de promover a melhoria da saúde dos indivíduos e da comunidade.

Projetos

  • Desenvolvimento de Material Didático
Para a capacitação dos Cirurgiões-dentistas das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) – parte do Projeto de Telemática e Telemedicina da FMUSP. A FOUSP atualizou os conteúdos do Caderno de Atenção Básica.
  • Implantação da Disciplina de Teleodontologia no Curso de Graduação em Odontologia FOUSP:
Desenvolvimento dos conteúdos e oferta da disciplina a partir do segundo semestre de 2008 e no curso de Pós-graduação em 2010.
  • Implantação de suporte digital às Disciplinas de Odontologia:
Algumas disciplinas da FOUSP estão se mobilizando para a utilização da plataforma educacional Moodle e/ou Google Classroom dando suporte ao ensino presencial
  • Implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Material Didático da FOUSP:
Envolvendo o processo de ensino-aprendizagem síncrono e assíncrono, presencial e a distância – tem sido desenvolvido material didático para as modalidades de ensino presencial e a distância.
  • Incentivo à Rede Nacional de Teleodontologia

Projetos em andamento

Cooperação UNIFESP

SIG Rede RUTE

Parcerias Institucionais

OPAS: Organização Panamericana de Saúde Ministério da Saúde - SGTES FMUSP - Disciplina de Telemedicina UNIFESP - Disciplina de Informática em Saúde SIBi USP STI USP FUNDECTO ObservaRHOdonto Observatório Iberoamericano de Políticas Públicas em Saúde Bucal ABENO Rede RUTE – Rede Universitária de Telemedicina Capacitação Pedagógica no uso de tecnologias educacionais interativas   Curso EAD “Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico ” (OPCS)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Núcleo de Telessaúde/Teleodontologia – NtsTo integra o Programa Telessaúde Brasil Redes. Hoje o estado de São Paulo tem a coordenação dos municípios distribuída e parte destes estão sob o gerenciamento do Núcleo Técnico Científico Telessaúde Brasil Redes UNIFESP, com quem temos uma cooperação para as atividades de teleassistência e teleducação.

A FOUSP integra a oferta de conteúdos de Odontologia para a rede estadual, colaborando com o programa federal, ofertando qualidade de conhecimento aos dentistas da rede pública na Atenção Primária.

Junto aos profissionais de saúde da UNIFESP, os alunos de graduação e pós-graduação estão sendo capacitados para a complexidade do programa e a emissão de teleconsultoriasno âmbito do Telessaúde Brasil Redes, somando aos nossos estudantes uma nova perspectiva de inserção no mercado de trabalho, assim como o conhecimento imprescindível do uso das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde como um todo.

 

Rede Nacional de Teleodontologia

A Reunião Nacional de Teleodontologia foi lançada durante a 46ª reunião anual da ABENO em Florianópolis—SC, no dia 12 de agosto de 2011. O intuito foi demonstrar a rede já existente de profissionais e como essa complexa malha de conexões pode trazer benefícios às mais diversas inserções dos profissionais no Mercado de trabalho, atingindo-se as metas desejáveis com a profissão no contexto da necessidade do país.

Foi um dia inteiro de atividades: na parte da manhã foram apresentadas as experiências institucionais junto ao Programa Telessaúde Brasil (RJ, PE, UFMG, MG Hospital, AM, RS e SP) e a tarde foram apresentadas experiências diversas e parcerias de programas, como a UnA-SUS (O papel do Tutor na UnA-SUS; Material Educacional Multidisciplinar em Saúde Materno-Infantil da FMUSP/UFMA; Inovações tecnológicas na Disciplina de Odontopediatria da FOUSP; Repositório Institucional da FOUSP/SIBi; e, Tecnologias na Educação na Disciplina de Dentística FOUSP.

A reunião lançou a RedeNacional de Teleodontologia, com a incumbência de estabelecer um espaçopara a troca de experiências, compartilhamento de expertises e envolvimento dos Núcleos de Teleodontologia de cada estado em parcerias. Os encaminhamentos da reunião foram a abertura de um SIG (Special Interest Group) na Rede RUTE (RedeUniversitária de Telemedicina) sob o tema Teleodontologia.

A Saúde Bucal no país ganha muito com essa iniciativa, que se deslimita da ação presencial para ganhar volume e atenção no espaço virtual, permitindo troca de informações valiosas, segunda opinião aos profissionais da rede pública e privada, formação continuada e permanente no serviço, rompendo as barreiras de tempo e espaço, permitindo alcance facilitado de todos os profissionais e estudantes do país.

Documentos de apoio:

• Produções FOUSP :

Teleodontologia otimiza assistência e educação em saúde bucal à distância
Dez, 2012

O Núcleo de Teleodontologia (NTO) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP foi criado em 2007, marcando o início da participação da Odontologia no Programa Telessaúde Brasil Redes, coordenado  pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. O programa nacional integra ensino e serviço, utilizando como ferramentaas tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover a Teleassistência e a Teleducação. Tais tecnologias podem apoiar ações educacionais(material didático e cursos) e de assistência(teleconsultorias) à saúde. Os principais objetivos são melhorar a qualidade e agilidade do atendimento na Atenção Básica SUS, promover educação permanente dos profissionais de saúde e reduzir custos e tempo de deslocamento.

A criação do núcleo veio acompanhada da criação das disciplinas de Teleodontologia na Graduação e na Pós-graduação, por projeto da Profa Mary Caroline Skelton-Macedo.

Uma das metas do núcleo é o apoio ao trabalho dos docentes da FOUSP e da equipe multiprofissional de saúde, através da capacitação de profissionais para a teleconsultoria e da elaboração e catalogação das segundas opiniões formativas. Estas são uma derivação das teleconsultorias. “Entre muitas perguntas feitas pelos profissionais por meio das teleconsultorias, algumas são selecionadas pela sua relevância e pertinência. São questões que podem ser respondidas de forma generic para atender a dúvida de muitos profissionais. São respondidas de forma sistematizada e padronizada”, explicam os professores.

Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se o da AssociaçãoBrasileira de EnsinoOdontológico – ABENO, que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e cujo objetivo é fomentar a criação de Núcleos de Teleodontologia vinculados a faculdades de odontologia em todo o país. A intenção é ampliar e fortalecer a RedeNacional de Teleodontologia.

O NTsTo tem parceria com o coordenador estadual dentro do Programa Telessaúde Brasil Redes, desenvolvendo as atividades pertinentes sem parceria com a UNIFESP na atualidade.

Special InterestGroups – Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina):

SIG de Teleodontologia

SIG de Odontologia – Diagnóstico Bucal

 

Pesquisa – Saúde, Educação e Sociedade

Descrição: Estuda a prática em saúdebucal e a sociedade, abrangendo o campo da SaúdeColetivacomoexpressão das PolíticasPúblicas em Saúde, a Bioética, a Odontologia Legal e a Educação em Odontologia.

  • Educação Odontológica e currículo:

Descrição: Novas tecnologias têm sido utilizadas para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Na Odontologia, alterações curriculares e operacionais têm viabilizado a adaptação às novas demandas do mundo contemporâneo. O objetivo do projeto é estudar estratégias que viabilizem maior aproveitamento nas atividades de ensino-aprendizagem.

  • A Telessaúde e a Teleodontologia como ferramenta aplicada à teleducação e à teleassistência: implantação da Rede Nacional de Teleodontologia, produção de conteúdos e cursos utilizando as tecnologias educacionais interativas.

Descrição: Este projeto testa, avalia e promove a capacitação dos docentes, discentes e profissionais na utilização das tecnologias da informação e comunicação para a troca de informações necessárias para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, para pesquisas e avaliação e para a educação continuada dos provedores e profissionais de saúde, com o objetivo maior de promover a melhoria da saúde dos indivíduos e da comunidade.

Projetos

  • Desenvolvimento de Material Didático

Para a capacitação dos Cirurgiões-dentistas das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) – parte do Projeto de Telemática e Telemedicina da FMUSP. A FOUSP atualizou os conteúdos do Caderno de Atenção Básica.

  • Implantação da Disciplina de Teleodontologia no Curso de Graduação em Odontologia FOUSP:

Desenvolvimento dos conteúdos e oferta da disciplina a partir do segundo semestre de 2008 e no curso de Pós-graduação em 2010.

  • Implantação de suporte digital às Disciplinas de Odontologia:

Algumas disciplinas da FOUSP estão se mobilizando para a utilização da plataforma educacional Moodle e/ou Google Classroom dando suporte ao ensino presencial

  • Implantação do Núcleo de Desenvolvimento de Material Didático da FOUSP:

Envolvendo o processo de ensino-aprendizagem síncrono e assíncrono, presencial e a distância – tem sido desenvolvido material didático para as modalidades de ensino presencial e a distância.

  • Incentivo à Rede Nacional de Teleodontologia

Projetos em andamento

Cooperação UNIFESP

SIG Rede RUTE

Parcerias Institucionais

OPAS: Organização Panamericana de Saúde

Ministério da Saúde – SGTES

FMUSP – Disciplina de Telemedicina

UNIFESP – Disciplina de Informática em Saúde

SIBi USP

STI USP

FUNDECTO

ObservaRHOdonto

Observatório Iberoamericano de Políticas Públicas em Saúde Bucal

ABENO

Rede RUTE – Rede Universitária de Telemedicina

Capacitação Pedagógica no uso de tecnologias educacionais interativas

 

Curso EAD “Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico ” (OPCS)

Skip to content