Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Revista Odontologia e Sociedade vem confirmando o seu propósito inicial de tornar-se o veículo de divulgação de trabalhos da grande área denominada Odontologia Social. Embora esse objetivo vem sendo alcançado com a superação de inúmeros obstáculos. Agora diante do desafio para consolidar a publicação na versão on-line. A revista publica em 6 áreas relacionadas abaixo: Bioética: artigos que abordem sobre os grandes temas da bioética e sua fundamentação. Com destaque para a interface entre a bioética e a ética profissional principalmente em temas que tratam da humanização das relações assistenciais e da ética em pesquisa e assuntos afins. Deontologia: temas que procurem discutir os diversos princípios morais e legais do exercício do Cirurgião-Dentista principalmente frente à Responsabilidade Profissional do Cirurgião-Dentista. Estudos sobre o Código de Ética Odontológica e assuntos afins. Gestão em Odontologia: apresentar, discutir e desenvolver os temas relevantes sobre a orientação profissional, com o intuito de preparar os futuros profissionais para os variados aspectos de que se revestem a atuação do Cirurgião-Dentista, principalmente aqueles que envolvem as questões contemporâneas do exercício profissional, com ênfase no planejamento estratégico, organizacional, de marketing e ergonômico; e na gestão de recursos humanos, financeiros, de qualidade e avaliação dos estabelecimentos de serviços odontológicos. Odontologia Legal: assuntos sobre o campo de atuação da odontologia legal; documentos odonto-legais; conceito de identidade e identificação; antropologia aplicada a odontologia; identificação pelos dentes; traumatologia forense; noções gerais de infortunística, tanatologia e toxicologia e temas correlacionados. Odontologia do Trabalho: pesquisas que verifiquem a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal, a partir de uma abordagem interdisciplinar e por meio do estudo da evolução histórica das relações entre trabalho e saúde sobre os elementos que implicam na produção processo e organização do trabalho e a saúde bucal do trabalhador e a odontologia do trabalho e temas afins. Saúde Coletiva e Epidemiologia: trabalhos que analisem as implicações das políticas públicas do país no que se refere às interfaces com a Saúde Bucal, propiciando um melhor entendimento quanto à inserção da odontologia nos setores públicos de saúde. Em relação à epidemiologia, estudos epidemiológicos que se dediquem a análise da distribuição populacional dos agravos em saúde, de seus fatores condicionantes e de desenvolvimento metodológico da análise epidemiológica em Saúde Bucal. Tel: (11) 3091-7891 email: od.sociedade@usp.br   Áreas de Publicação: Bioética Deontologia Epidemiologia Gestão e Planejamento em Odontologia Odontologia Legal Saúde Coletiva Tipos: Revisão de Literatura Relato de Casos Pesquisa Original Periodicidade: Núm1: janeiro/abril Núm2: maio/agosto Núm3: setembro/dezembro

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Revista Odontologia e Sociedade vem confirmando o seu propósito inicial de tornar-se o veículo de divulgação de trabalhos da grande área denominada Odontologia Social. Embora esse objetivo vem sendo alcançado com a superação de inúmeros obstáculos. Agora diante do desafio para consolidar a publicação na versão on-line. A revista publica em 6 áreas relacionadas abaixo:

Bioética: artigos que abordem sobre os grandes temas da bioética e sua fundamentação. Com destaque para a interface entre a bioética e a ética profissional principalmente em temas que tratam da humanização das relações assistenciais e da ética em pesquisa e assuntos afins.

Deontologia: temas que procurem discutir os diversos princípios morais e legais do exercício do Cirurgião-Dentista principalmente frente à Responsabilidade Profissional do Cirurgião-Dentista. Estudos sobre o Código de Ética Odontológica e assuntos afins.

Gestão em Odontologia: apresentar, discutir e desenvolver os temas relevantes sobre a orientação profissional, com o intuito de preparar os futuros profissionais para os variados aspectos de que se revestem a atuação do Cirurgião-Dentista, principalmente aqueles que envolvem as questões contemporâneas do exercício profissional, com ênfase no planejamento estratégico, organizacional, de marketing e ergonômico; e na gestão de recursos humanos, financeiros, de qualidade e avaliação dos estabelecimentos de serviços odontológicos.

Odontologia Legal: assuntos sobre o campo de atuação da odontologia legal; documentos odonto-legais; conceito de identidade e identificação; antropologia aplicada a odontologia; identificação pelos dentes; traumatologia forense; noções gerais de infortunística, tanatologia e toxicologia e temas correlacionados.

Odontologia do Trabalho: pesquisas que verifiquem a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal, a partir de uma abordagem interdisciplinar e por meio do estudo da evolução histórica das relações entre trabalho e saúde sobre os elementos que implicam na produção processo e organização do trabalho e a saúde bucal do trabalhador e a odontologia do trabalho e temas afins.

Saúde Coletiva e Epidemiologia: trabalhos que analisem as implicações das políticas públicas do país no que se refere às interfaces com a Saúde Bucal, propiciando um melhor entendimento quanto à inserção da odontologia nos setores públicos de saúde. Em relação à epidemiologia, estudos epidemiológicos que se dediquem a análise da distribuição populacional dos agravos em saúde, de seus fatores condicionantes e de desenvolvimento metodológico da análise epidemiológica em Saúde Bucal.

Tel: (11) 3091-7891
email: od.sociedade@usp.br

 

Áreas de Publicação:
Bioética
Deontologia
Epidemiologia
Gestão e Planejamento em Odontologia
Odontologia Legal
Saúde Coletiva

Tipos:
Revisão de Literatura
Relato de Casos
Pesquisa Original

Periodicidade:
Núm1: janeiro/abril
Núm2: maio/agosto
Núm3: setembro/dezembro

Skip to content