Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Normas para publicação (Normas para publicação - versão em pdf) Os artigos encaminhados à revista serão primeiramente analisados pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Tendo alguma irregularidade, serão devolvidos aos autores para correção; não havendo, serão encaminhados a dois membros do Conselho de Editores e Consultores Científicos Ad hoc. Missão: publicar artigos científicos de pesquisa em odontologia social que contribuam com o avanço do conhecimento odontológico. Itens exigidos para apresentação dos artigos: Enviar texto SOMENTE por e-mail para o endereço: od.sociedade@usp.br. Para pesquisas que envolvam seres humanos deve vir acompanhado da digitalização da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Instituição do autor ou da Instituição onde os sujeitos da pesquisa foram recrutados, conforme Resolução 196/96 e suas complementares do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Todos os textos também deverão vir acompanhados da digitalização dos seguintes documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, assinados pelos autores. Preparação dos artigos: O texto, incluindo resumo, “abstract”, tabelas e/ou gráficos e referências, deverá estar digitado no seguinte formato: documento.doc (Word-Ofice), fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaço duplo, margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm e papel tamanho A4 e conter um total de 15 laudas, incluindo as figuras, tabelas e referências. Todas as páginas deverão estar numeradas a partir da página de identificação no canto superior direito. Página de Identificação: deverá conter as seguintes informações:
    1. Área do artigo (Bioética, Deontologia e Odontologia Legal, Gestão e Planejamento em Odontologia. Saúde Coletiva e Epidemiologia)
    2. Título em português e inglês de forma clara e concisa;
    3. Nome por extenso dos autores, com destaque para o sobrenome e na ordem a ser publicado, contendo nome do Departamento e da Instituição aos quais são afiliados;
    4. Trabalho baseado em dissertação ou tese, monografia, iniciação científica, com indicação da instituição onde foi apresentado;
    5. Endereço principal para correspondência e e-mail do autor responsável pelo artigo.
    6. NÃO ESQUECER O EMAIL.
Resumo e Abstract: O Resumo deve preceder o texto no idioma do artigo, com o máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, ressaltandose objetivo, material e método, resultado e conclusão. Depois do resumo, preparar o Abstract nos mesmos padrões. Palavras-Chave/Keywords: Indicar, em número de 3 a 6, identificando o conteúdo do artigo, devendo ser mencionadas logo após o RESUMO e o “ABSTRACT”. Para determiná-las em português ou inglês, consultar o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde disponível no endereço (http://www.bireme.br). Texto: O texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento (material e método, resultado, discussão), conclusão referências e agradecimento (opc.). Referências: ordenadas pelo sobrenome dos autores na mesma seqüência em que aparecem no texto, com numeração. Deverão seguir o Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journal – Vancouver, JAMA, 1997; 277: 927-34. Disponível no site: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Os títulos dos periódicos deverão ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Index Medicus/Base de Dados MEDLINE, sem negrito, itálico ou grifo. Exemplos:
  • Livro : Ramos DLP, Alves EGR. Profissionais de saúde: vivendo e convivendo com HIV/AIDS. 1. ed. São Paulo: Santos; 2002. 101 p.
  • Capítulo de livro: Melani RFH. . Estudo do crânio na pesquisa da cor da pele. In: Silva M. Compêndio de Odontologia Legal. Rio de Janeiro: Editora Medsi; 1997. p. 149-69.
  • Documentos legais: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 79 de 28 de agosto de 2000. DO 169 de 31/08/2000. p. 1415-537.
  • Monografia, Dissertação e Tese:
    • Oliveira RN. Freqüência alélica dos lócus DYS390, DYS391 e DYS393 em indivíduos brasileiros e sua aplicação à identificação humana [Tese de Doutorado]. Piracicaba: Faculdade de Odontologia da UNICAMP; 2001
    • Junqueira SR. Financiamento da saúde, indicadores sociais e recursos odontológicos dos municípios do Estado de São Paulo no final do século XX [Tese de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2001.
  • Artigo de Periódico: Frias AC, Narvai PC, Araujo ME, Zilbovicius C, Antunes JLF. Custo da fluoretação das águas de abastecimento público, estudo de caso Município de São Paulo, Brasil, período de 1985-2003. Cad Saúde Pública. 2006; 22(6): 1237- 46.
  • Organização ou Sociedade como autor de artigo: American Academy of Periodontology. Epidemiology of periodontal disease. J Periodontol. 1996; 67: 935-45.
  • Trabalho apresentado em eventos:
    • Michel-Crosato E, Saliba O, Biazevic MGH, Saliba NA, Crosato E. Prevalência de má-oclusão em escolares de 6 a 15 anos de idade, do município de Pinheiro Preto - SC. Reunião da Socidade Brasileira de Pesquisa Odontológica; Águas de São Pedro (SP): SBPqO; 2003. p. 25.
    • Ramos D Gomes, , Menezes E, Frugoli U, Cardozo HF. Processos de Responsabilidade Profissional contra o Cirurgião-Dentista em Âmbito Penal. Reunião Brasil Forense; Recife (PE): SOl; 2000. p. 20.
    • OBS: Publicações e/ou documentos com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros seguidos da expressão “et al.”.
Citações no texto:
  • usar sistema numérico, com numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, na forma sobre escrita; - números seqüenciais - separar por hífen; números aleatórios - separar por vírgula;
  • citar nome do autor seguido do número da referência somente quando estritamente necessário.
  • Tabelas e Quadros: deverão ser auto-explicativos e numerados consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem citados no texto e deverão conter um título breve.
  • Figuras: as ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, mapas, etc.) são consideradas figuras, as quais deverão ser limitadas ao mínimo indispensável e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Deverão ser suficientemente claras para permitirem a sua reprodução em 8,2 cm (largura da coluna do texto) ou 17,2 cm (largura da página). Deverão ser apresentadas com suas legendas em folhas separadas enumeradas em seqüência com algarismos arábicos. As fotografias deverão serelaboradas em preto e branco, ou em tons de cinza e/ou digitalizadas em formato TIF ou JPG com 300 dpi. Os gráficos, desenhos, etc. deverão se apresentar em arquivos separados e não inseridos no texto do word.
  • Abreviaturas, Siglas e Unidades de Medida: para unidades de medida,deverão ser utilizadas as unidades legais do Sistema Internacional de Medidas.
  • Avaliação dos originais pela Comissão Editorial: Os artigos encaminhados à revista serão primeiramente analisados pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Havendo alguma irregularidade, serão devolvidos aos autores para correção; não havendo, serão encaminhados a dois membros do Conselho de Editores e Consultores Científicos Ad hoc.
Importante: Antes de submeter seu trabalho, observe todas as orientações aos autores aqui relacionadas. Os artigos deverão ser enviados SOMENTE POR E-MAIL para: od.sociedade@usp.br Relembre os tópicos:
    1. Declaração de Responsabilidade e Transferências de Direitos Autorais assinada por todos os autores e Certificado de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e digitalizados;
    2. Nome dos autores, instituições e endereço para correspondência;
    3. Área do artigo (Bioética, Deontologia e Odontologia Legal, Gestão e Planejamento em Odontologia. Saúde Coletiva e Epidemiologia);
    4. Título do artigo em inglês/português;
    5. Manuscrito em espaço duplo, Times New Roman, tamanho 12, papel A4;
    6. Palavras-chave/Keywords de acordo com o DeCS;
    7. Referências de acordo com o estilo Vancouver e em espaço duplo;
    8. Tabelas, Quadros, Figuras, com respectivas legendas, em folhas separadas e no final do artigo;
    9. Todos os arquivos devem ser enviados por email.
  ANEXOS Declaração de Responsabilidade Declaro(amos) que o artigo intitulado (TÍTULO ARTIGO), enviado à Revista Odontologia e Sociedade, é um trabalho de pesquisa original, e o seu conteúdo não está sendo considerado para publicação em outras revistas, seja no formato impresso ou eletrônico, reservando-se os direitos autorais do mesmo para a referida revista. A versão final do trabalho foi lida e aprovada por todos os autores. Certifico(amos) que participei(amos) suficientemente do trabalho para tornar pública minha (nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Datar e assinar ____/ ____/ _____ __________________________________________ Observações: O documento deve ser assinado por todos os autores que participaram do estudo. Transferência de Direitos Autorais (NOMES AUTORES), autor(es) do trabalho intitulado (TÍTULO ARTIGO), submetido à apreciação da à Revista Odontologia e Sociedade, concordo(amos) que os direitos autorais a ele referente(s) tornar-se-ão propriedade exclusiva da mesma, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida por escrito junto à Comissão Editorial da Revista. Datar e assinar ____/ ____/ _____ __________________________________________ Observações: O documento deve ser assinado por todos os autores que participaram do estudo.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Normas para publicação (Normas para publicação – versão em pdf)

Os artigos encaminhados à revista serão primeiramente analisados pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Tendo alguma irregularidade, serão devolvidos aos autores para correção; não havendo, serão encaminhados a dois membros do Conselho de Editores e Consultores Científicos Ad hoc.

Missão: publicar artigos científicos de pesquisa em odontologia social que contribuam com o avanço do conhecimento odontológico.

Itens exigidos para apresentação dos artigos: Enviar texto SOMENTE por e-mail para o endereço: od.sociedade@usp.br. Para pesquisas que envolvam seres humanos deve vir acompanhado da digitalização da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Instituição do autor ou da Instituição onde os sujeitos da pesquisa foram recrutados, conforme Resolução 196/96 e suas complementares do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Todos os textos também deverão vir acompanhados da digitalização dos seguintes documentos: Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, assinados pelos autores.

Preparação dos artigos: O texto, incluindo resumo, “abstract”, tabelas e/ou gráficos e referências, deverá estar digitado no seguinte formato: documento.doc (Word-Ofice), fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaço duplo, margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm e papel tamanho A4 e conter um total de 15 laudas, incluindo as figuras, tabelas e referências. Todas as páginas deverão estar numeradas a partir da página de identificação no canto superior direito.

Página de Identificação: deverá conter as seguintes informações:

    1. Área do artigo (Bioética, Deontologia e Odontologia Legal, Gestão e Planejamento em Odontologia. Saúde Coletiva e Epidemiologia)
    2. Título em português e inglês de forma clara e concisa;
    3. Nome por extenso dos autores, com destaque para o sobrenome e na ordem a ser publicado, contendo nome do Departamento e da Instituição aos quais são afiliados;
    4. Trabalho baseado em dissertação ou tese, monografia, iniciação científica, com indicação da instituição onde foi apresentado;
    5. Endereço principal para correspondência e e-mail do autor responsável pelo artigo.
    6. NÃO ESQUECER O EMAIL.

Resumo e Abstract: O Resumo deve preceder o texto no idioma do artigo, com o máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, ressaltandose objetivo, material e método, resultado e conclusão. Depois do resumo, preparar o Abstract nos mesmos padrões.

Palavras-Chave/Keywords: Indicar, em número de 3 a 6, identificando o conteúdo do artigo, devendo ser mencionadas logo após o RESUMO e o “ABSTRACT”. Para determiná-las em português ou inglês, consultar o DeCS – Descritores em Ciências da Saúde disponível no endereço (http://www.bireme.br).

Texto: O texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento (material e método, resultado, discussão), conclusão referências e agradecimento (opc.).

Referências: ordenadas pelo sobrenome dos autores na mesma seqüência em que aparecem no texto, com numeração. Deverão seguir o Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journal – Vancouver, JAMA, 1997; 277: 927-34. Disponível no site: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Os títulos dos periódicos deverão ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Index Medicus/Base de Dados MEDLINE, sem negrito, itálico ou grifo.

Exemplos:

  • Livro : Ramos DLP, Alves EGR. Profissionais de saúde: vivendo e convivendo com HIV/AIDS. 1. ed. São Paulo: Santos; 2002. 101 p.
  • Capítulo de livro: Melani RFH. . Estudo do crânio na pesquisa da cor da pele. In: Silva M. Compêndio de Odontologia Legal. Rio de Janeiro: Editora Medsi; 1997. p. 149-69.
  • Documentos legais: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 79 de 28 de agosto de 2000. DO 169 de 31/08/2000. p. 1415-537.
  • Monografia, Dissertação e Tese:
    • Oliveira RN. Freqüência alélica dos lócus DYS390, DYS391 e DYS393 em indivíduos brasileiros e sua aplicação à identificação humana [Tese de Doutorado]. Piracicaba: Faculdade de Odontologia da UNICAMP; 2001
    • Junqueira SR. Financiamento da saúde, indicadores sociais e recursos odontológicos dos municípios do Estado de São Paulo no final do século XX [Tese de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2001.
  • Artigo de Periódico: Frias AC, Narvai PC, Araujo ME, Zilbovicius C, Antunes JLF. Custo da fluoretação das águas de abastecimento público, estudo de caso Município de São Paulo, Brasil, período de 1985-2003. Cad Saúde Pública. 2006; 22(6): 1237- 46.
  • Organização ou Sociedade como autor de artigo: American Academy of Periodontology. Epidemiology of periodontal disease. J Periodontol. 1996; 67: 935-45.
  • Trabalho apresentado em eventos:
    • Michel-Crosato E, Saliba O, Biazevic MGH, Saliba NA, Crosato E. Prevalência de má-oclusão em escolares de 6 a 15 anos de idade, do município de Pinheiro Preto – SC. Reunião da Socidade Brasileira de Pesquisa Odontológica; Águas de São Pedro (SP): SBPqO; 2003. p. 25.
    • Ramos D Gomes, , Menezes E, Frugoli U, Cardozo HF. Processos de Responsabilidade Profissional contra o Cirurgião-Dentista em Âmbito Penal. Reunião Brasil Forense; Recife (PE): SOl; 2000. p. 20.
    • OBS: Publicações e/ou documentos com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros seguidos da expressão “et al.”.

Citações no texto:

  • usar sistema numérico, com numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, na forma sobre escrita; – números seqüenciais – separar por hífen; números aleatórios – separar por vírgula;
  • citar nome do autor seguido do número da referência somente quando estritamente necessário.
  • Tabelas e Quadros: deverão ser auto-explicativos e numerados consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem citados no texto e deverão conter um título breve.
  • Figuras: as ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, mapas, etc.) são consideradas figuras, as quais deverão ser limitadas ao mínimo indispensável e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Deverão ser suficientemente claras para permitirem a sua reprodução em 8,2 cm (largura da coluna do texto) ou 17,2 cm (largura da página). Deverão ser apresentadas com suas legendas em folhas separadas enumeradas em seqüência com algarismos arábicos. As fotografias deverão serelaboradas em preto e branco, ou em tons de cinza e/ou digitalizadas em formato TIF ou JPG com 300 dpi. Os gráficos, desenhos, etc. deverão se apresentar em arquivos separados e não inseridos no texto do word.
  • Abreviaturas, Siglas e Unidades de Medida: para unidades de medida,deverão ser utilizadas as unidades legais do Sistema Internacional de Medidas.
  • Avaliação dos originais pela Comissão Editorial: Os artigos encaminhados à revista serão primeiramente analisados pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Havendo alguma irregularidade, serão devolvidos aos autores para correção; não havendo, serão encaminhados a dois membros do Conselho de Editores e Consultores Científicos Ad hoc.

Importante: Antes de submeter seu trabalho, observe todas as orientações aos autores aqui relacionadas. Os artigos deverão ser enviados SOMENTE POR E-MAIL para: od.sociedade@usp.br

Relembre os tópicos:

    1. Declaração de Responsabilidade e Transferências de Direitos Autorais assinada por todos os autores e Certificado de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e digitalizados;
    2. Nome dos autores, instituições e endereço para correspondência;
    3. Área do artigo (Bioética, Deontologia e Odontologia Legal, Gestão e Planejamento em Odontologia. Saúde Coletiva e Epidemiologia);
    4. Título do artigo em inglês/português;
    5. Manuscrito em espaço duplo, Times New Roman, tamanho 12, papel A4;
    6. Palavras-chave/Keywords de acordo com o DeCS;
    7. Referências de acordo com o estilo Vancouver e em espaço duplo;
    8. Tabelas, Quadros, Figuras, com respectivas legendas, em folhas separadas e no final do artigo;
    9. Todos os arquivos devem ser enviados por email.

 

ANEXOS

Declaração de Responsabilidade

Declaro(amos) que o artigo intitulado (TÍTULO ARTIGO), enviado à Revista Odontologia e Sociedade, é um trabalho de pesquisa original, e o seu conteúdo não está sendo considerado para publicação em outras revistas, seja no formato impresso ou eletrônico, reservando-se os direitos autorais do mesmo para a referida revista. A versão final do trabalho foi lida e aprovada por todos os autores. Certifico(amos) que participei(amos) suficientemente do trabalho para tornar pública minha (nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo.

Datar e assinar

____/ ____/ _____ __________________________________________

Observações: O documento deve ser assinado por todos os autores que participaram do estudo.

Transferência de Direitos Autorais

(NOMES AUTORES), autor(es) do trabalho intitulado (TÍTULO ARTIGO), submetido à apreciação da à Revista Odontologia e Sociedade, concordo(amos) que os direitos autorais a ele referente(s) tornar-se-ão propriedade exclusiva da mesma, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida por escrito junto à Comissão Editorial da Revista.

Datar e assinar

____/ ____/ _____ __________________________________________

Observações: O documento deve ser assinado por todos os autores que participaram do estudo.

Skip to content