FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

Apresentação, Missão e Visão

Apresentação:

A Congregação da Escola Livre de Pharmácia, em 7 de dezembro de 1900, aprova a criação da cadeira de Prótese Dentária e, em 1902, recebe a designação de Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo. Em 5 de novembro de 1904, foi lançada a pedra fundamental do novo edifício da Escola à Rua Marquês de Três Rios, no Bom Retiro.

Em 1934, o Dr. Armando de Salles Oliveira, governador do Estado, junto com inúmeros intelectuais, funda a Universidade de São Paulo, integrando a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Sob a direção do Professor Benedito Montenegro, optou-se por criar uma nova instituição. Surge, então, a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo.

Em 7 de julho de 1962, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi finalmente desmembrada: a Faculdade de Farmácia e Bioquímica (hoje Instituto de Ciências Farmacêuticas), na Cidade Universitária, e a Faculdade de Odontologia, mantida no prédio da Rua Três Rios. Durante os anos de 1968 e 1969, iniciou-se o processo de transferência de parte do ensino ministrado na Rua Três Rios para a Cidade Universitária.

Entre os anos de 1972 e 1982, novas instalações foram construídas, dentre elas uma nova clínica com 25 equipos. Em 1982, a chamada Rua Três Rios começou a se apagar. Nos altos do Campus da Cidade Universitária, atualmente à Avenida Lineu Prestes, 2227, deu-se a inauguração e ocupação do prédio da Faculdade de Odontologia. Em 1989, todos os departamentos estavam abrigados no prédio definitivo.

A partir de então, surgem diversos avanços nos setores de saúde e estética bucal, bem como a constante preocupação com a reforma curricular. O curso fortalece a formação voltada para a saúde pública e atenção primária à saúde, integrando a estrutura do conhecimento a uma formação mais humana.

Nós últimos anos, a FOUSP tem se dedicado intensamente para inserção no cenário internacional. Em busca da internacionalização, já foram realizadas parcerias com universidades nos Estados Unidos, Europa e América Latina, tanto para pesquisas quanto no intercâmbio de alunos e professores visitantes.

 

Missão:

No ensino da Graduação: formação humanística, crítica e reflexiva de profissionais ao exercício da Odontologia, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e naqueles referentes à saúde bucal da população, com base em princípios éticos e legais e na compreensão da realidade social,cultural e econômica do País.

No ensino da Pós Graduação: formação de mestres e doutores qualificados ao exercício da docência e da pesquisa.

Na Pesquisa: avanços no conhecimento científico e tecnológico da Odontologia, em benefício da sociedade.

Na Extensão: atividades de extensão e de prestação de serviços à comunidade fundamentadas em princípios de assistência e inclusão social, promovendo e desenvolvendo todas as formas de conhecimento odontológico em benefício da sociedade.

 

Visão:

Respeito aos valores e capacidade de resposta aos desafios. Busca da excelência em odontologia, com ações na produção do conhecimento, de ideais e de respostas inovadores com contribuições à sociedade brasileira e a outros países.


Compartilhe
 
Desenvolvido por USP Mídias Online
© 2011-2011 - FO – Faculdade de Odontologia