1O PROGRAMA PAE, é composto por duas etapas, correspondentes a dois semestres letivos. A primeira etapa denominada Preparação Pedagógica, deverá consistir de atividades didático pedagógicas de formação do pós-graduando (obrigatório a todos os alunos de pós-graduação), que compreende disciplina de Metodologia do Ensino e deverá ser realizada no primeiro semestre do curso do aluno. A segunda etapa denominada Estágio Supervisionado em Docência, deverá consistir de atividades junto aos alunos de graduação, de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pelo pós-graduando e respectivo supervisor, poderá ser atribuído ao concluinte 2 (dois) créditos excedentes ao número mínimo exigido.

2 – Os doutorandos bolsistas, além de cursar a Preparação Pedagógica são obrigados a realizar o Estágio Supervisionado em Docência, para preenchimento dos requisitos da Bolsa.

3 – A distribuição das bolsas aos pós-graduandos deverá ser baseada em critérios de mérito, a serem estabelecidos pela Comissão Coordenadora do PAE.

4 – A carga horária semanal será de 6 horas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DA FOUSP

Os candidatos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
a. distribuição das cotas de bolsas será feita proporcionalmente ao número de inscritos na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, por área de concentração, nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;
b. as disciplinas de graduação selecionadas pelos inscritos serão agrupadas de acordo com as áreas de concentração;
c. os inscritos serão selecionados levando em consideração a pontuação curricular: 1 (um) ponto por crédito cumprido em cada curso de Mestrado e Doutorado; 5 (cinco) pontos por participação em eventos; 10 (dez) pontos por resumo publicado; 20 (vinte) pontos por trabalho publicado. Os pontos deverão ser computados levando em consideração toda vida acadêmica do aluno;
d. em cada área de concentração, os inscritos com melhor pontuação curricular serão beneficiados com o auxílio financeiro mensal, sendo os demais admitidos como voluntários, desde que cumpram as exigências do PAE.

RELATÓRIOS

Ao final do estágio o aluno deverá elaborar um relatório (entrega obrigatória) descrevendo o desenvolvimento do projeto, as dificuldades encontradas e sugestões para melhoria do Programa, juntamente com a ficha de avaliação do supervisor.

Será fornecido um certificado de participação, somente para os alunos que concluírem o Estágio, finalizando com a entrega do Relatório do Estagiário e da Ficha de Avaliação do Supervisor.

Alunos que não entregarem o Relatório e a Ficha de Avaliação terão o Estágio cancelado, resultando na devolução do montante recebido.

Correspondência da Comissão Coordenadora do PAE da FOUSP de 22/05/2009, que orienta sobre o preenchimento dos relatórios do PAE.
Download

Exemplos de bons relatorios PAE

 

Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE da FOUSP
Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira – Coordenador
Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira – Membro Indicado pela Comissão de Pós-Graduação
Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic – Membro indicado pela Comissão de Graduação
Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino – Membro indicado pela Comissão de Graduação
Representante Discente Fabio Carneiro Martins

 

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO – PAE – 2º SEMESTRE DE 2019

 

 

Skip to content