Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

1O PROGRAMA PAE, é composto por duas etapas, correspondentes a dois semestres letivos. A primeira etapa denominada Preparação Pedagógica, deverá consistir de atividades didático pedagógicas de formação do pós-graduando (obrigatório a todos os alunos de pós-graduação), que compreende disciplina de Metodologia do Ensino e deverá ser realizada no primeiro semestre do curso do aluno. A segunda etapa denominada Estágio Supervisionado em Docência, deverá consistir de atividades junto aos alunos de graduação, de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pelo pós-graduando e respectivo supervisor, poderá ser atribuído ao concluinte 2 (dois) créditos excedentes ao número mínimo exigido.

2 – Os doutorandos bolsistas, além de cursar a Preparação Pedagógica são obrigados a realizar o Estágio Supervisionado em Docência, para preenchimento dos requisitos da Bolsa.

3 – A distribuição das bolsas aos pós-graduandos deverá ser baseada em critérios de mérito, a serem estabelecidos pela Comissão Coordenadora do PAE.

4 – A carga horária semanal será de 6 horas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DA FOUSP

Os candidatos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
a. distribuição das cotas de bolsas será feita proporcionalmente ao número de inscritos na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, por área de concentração, nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;
b. as disciplinas de graduação selecionadas pelos inscritos serão agrupadas de acordo com as áreas de concentração;
c. os inscritos serão selecionados levando em consideração a pontuação curricular: 1 (um) ponto por crédito cumprido em cada curso de Mestrado e Doutorado; 5 (cinco) pontos por participação em eventos; 10 (dez) pontos por resumo publicado; 20 (vinte) pontos por trabalho publicado. Os pontos deverão ser computados levando em consideração toda vida acadêmica do aluno;
d. em cada área de concentração, os inscritos com melhor pontuação curricular serão beneficiados com o auxílio financeiro mensal, sendo os demais admitidos como voluntários, desde que cumpram as exigências do PAE.

RELATÓRIOS

Ao final do estágio o aluno deverá elaborar um relatório (entrega obrigatória) descrevendo o desenvolvimento do projeto, as dificuldades encontradas e sugestões para melhoria do Programa, juntamente com a ficha de avaliação do supervisor.

Será fornecido um certificado de participação, somente para os alunos que concluírem o Estágio, finalizando com a entrega do Relatório do Estagiário e da Ficha de Avaliação do Supervisor.

Alunos que não entregarem o Relatório e a Ficha de Avaliação terão o Estágio cancelado, resultando na devolução do montante recebido.

Correspondência da Comissão Coordenadora do PAE da FOUSP de 22/05/2009, que orienta sobre o preenchimento dos relatórios do PAE.
Download

Exemplos de bons relatorios PAE

 

Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE da FOUSP
Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira – Coordenador
Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira – Membro Indicado pela Comissão de Pós-Graduação
Profa. Dra. Maria Gabriela Haye Biazevic – Membro indicado pela Comissão de Graduação
Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino – Membro indicado pela Comissão de Graduação
Representante Discente Fabio Carneiro Martins

 

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO – PAE – 2º SEMESTRE DE 2020

Dados-pessoais-1º 2021

diario oficial edital pae 2021

edital PAE 1º semestre 20 21 corrigido para publicar

Tabela-Classificação-PAE-1-2021

Skip to content