O projeto Integrando o ensino médio e técnico com a pesquisa é subsidiado por bolsas do CNPq e FUNDECTO/FOUSP e foi idealizado por um grupo de professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP.
O objetivo desse projeto é aproximar os alunos da rede pública, do ensino médio técnico, ao mundo da graduação e da pós-graduação, por meio da participação em atividades clínicas e de investigação científica, orientadas por pesquisadores do Programa de Pós Graduação.
A justifica do projeto está baseada no fato que a pós-graduação e a pesquisa devem fazer sentido à comunidade na qual elas estão inseridas, e o ensino superior deve buscar meios de se articular para qualificar o ensino básico e o ensino técnico.
O projeto é feito em parceria com duas instituições: a Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Osasco e conta com o apoio do presidente da Comissão de Pesquisa da FOUSP
A Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti está localizada na Cidade Tiradentes e é mantida pela Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia. A ABO Regional Osasco está localizada no Município de Osasco, próximo à FOUSP..
Para os alunos das duas Escolas Técnicas que estão fazendo pesquisas de Pré Iniciação Científica na área clínica da FOUSP, esta experiência tem sido muito importante, à medida que as pesquisas desenvolvidas são inovadoras, trabalham com materiais e técnicas novas e de ponta e agregam valor ao trabalho das futuras Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e Técnicas em Saúde Bucal (TSB).
Além disso, mais importante que o aprendizado técnico, é a possibilidade de oferecer o desenvolvimento de habilidades que a pesquisa traz, tais como a disciplina, o rigor do método científico, a necessidade da evidência científica para pautar a tomada de decisão e o trabalho em grupo entre outras.
No ano de 2016 tivemos 12 alunos envolvidos. Já em 2017 foram 25 alunos.
Para conhecer mais sobre o projeto: