O OriginalityCheck (Turnitin) é a uma ferramenta de apoio a detecção de plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.

Permite aos educadores verificarem o trabalho dos alunos, procurando por citações incorretas e possíveis plágios, mediante a comparação com a base de dados constantemente atualizadas.

Cada docente/pesquisador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP receberá uma mensagem de boas vindas com as informações necessárias à configuração de sua conta de usuário no sistema Originality Check.

Para começar a utilizar o OriginalityCheck (Turnitin) siga as instruções deste tutorial, o e-mail e a senha encaminhados na mensagem de boas vindas.

O OriginalityCheck faz parte de um “pacote” adquirido pela USP, que inclui também outras duas ferramentas: GradeMark e SimilarityCheck. A primeira é uma plataforma online de ensino que permite aos professores organizar disciplinas e cursos voltados à formação dos alunos e prevenção do plágio ainda durante a iniciação científica. A outra é um sistema semelhante ao OriginalityCheck, mas voltado aos editores de revistas científicas – ele será disponibilizado em breve pelo SIBi e a Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP aos editores de revistas da USP.

Dúvidas, comentários e sugestões sobre a iniciativa podem ser enviadas ao SIBi pelo email integridade.academica@sibi.usp.br.

Skip to content