O Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas desenvolve desde 2015 o Projeto Experimentando Ciência (http://www.fo.usp.br/pos/?page_id=5381), no qual mensalmente 40 alunos do ensino fundamental de 09 Escolas Municipais da Cidade de São Paulo participam de uma manhã de atividades experimentais em laboratórios coordenados por Professores Permanentes do Programa.

O Projeto Cientistas Mirins foi criado em 2018 a partir da experiência e sucesso do projeto Experimentando Ciência.  Para o presente projeto foram convidados 04 alunos do Ensino Fundamental da EMEF Teófilo Ottoni que foram previamente selecionados pela própria EMEF.

Cada um desses quatro Cientista Mirins acompanham semanalmente a rotina de pesquisa de um dos quatro laboratórios participantes: Patologia Molecular,  Imagens 3D, Antropologia Forense e o Laboratório de Citologia. Durante o período de um ano, esse alunos colaborarão no desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob orientação de professores e alunos de pós-graduação.

Além disso, os Cientistas Mirins tem a oportunidade de conhecer metodologias de pesquisa empregadas em outros laboratórios de pesquisa da própria FOUSP e de outras IES da USP.

Vale ressaltar que os Cientistas Mirins recebem uma bolsa mensal de ajuda de custo subsidiada pela FUNDECTO para o transporte e lanche. Além disso, eles estão cadastrados no sistema da FOUSP e tem direito ao uso dos ônibus circulares, serviços de biblioteca e alimentação.

Os atuais alunos do projeto são: Júlia Bressane, Renan Abdala, Júlia Coelho e Leticia Cavalcante


2018-12-12: Na Faculdade de Odontologia, alunos da rede pública tornam-se jovens cientistas (Jornal da USP)

24/10/2018: Cientistas Mirins começam sua jornada ao conhecimento

Infousp nº 49, edição de Novembro de 2018: Projeto “Pequenos Cientistas” inicia suas atividades

Skip to content