O Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas desenvolve desde 2015 o Projeto Cientistas Mirins, criado em 2018 a partir da experiência e sucesso do projeto Experimentando Ciência.  Durante o ano de 2019, foram convidados 4 alunos do Ensino Fundamental da EMEF Teófilo Ottoni que foram previamente selecionados pela própria EMEF.

Cada um desses quatro Cientista Mirins acompanham semanalmente a rotina de pesquisa de um dos quatro laboratórios participantes: Patologia Molecular,  Imagens 3D, Antropologia Forense e o Laboratório de Citologia. Durante o período de um ano, esse alunos colaborarão no desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob orientação de professores e alunos de pós-graduação.

Além disso, os Cientistas Mirins tem a oportunidade de conhecer metodologias de pesquisa empregadas em outros laboratórios de pesquisa da própria FOUSP e de outras IES da USP.

Vale ressaltar que os Cientistas Mirins recebem uma bolsa mensal de ajuda de custo subsidiada pela FUNDECTO para o transporte e lanche. Além disso, eles estão cadastrados no sistema da FOUSP e tem direito ao uso dos ônibus circulares, serviços de biblioteca e alimentação.


2018-12-12: Na Faculdade de Odontologia, alunos da rede pública tornam-se jovens cientistas (Jornal da USP)

24/10/2018: Cientistas Mirins começam sua jornada ao conhecimento

Infousp nº 49, edição de Novembro de 2018: Projeto “Pequenos Cientistas” inicia suas atividades

Skip to content